Reading time: 3 min

Certamente que já lhe falaram em Levadas (canais de irrigação). Uma das opções poderá ser escolher uma para um passeio pedestre inesquecível. Entre as mais belas, está a Levada da Serra do Faial, percurso entre o Ribeiro Frio e a Portela. É desta que vos vou falar. Percurso que apesar de não ser perigoso requer alguns cuidados e onde convém estar minimamente equipado, sobretudo se o tempo estiver húmido.

Chegados ao Ribeiro Frio, tempo para visitar o parque onde poderá encontrar um viveiro de trutas, seguido de um saltinho ao miradouro dos Balcões, cerca de 3Km que podem facilmente ser vencidos em 45 minutos e efectuados por qualquer pessoa, já que não apresenta qualquer nivel de dificuldade. Depois, pode retemperar forças num dos cafés do Ribeiro Frio, antes do início dos 11Km que o levarão á Portela.

Inicie o passeio na vereda á direita, logo abaixo do café típico. Verá uma tabuleta indicando a Portela, siga esta direcção e logo abaixo após a ponte encontrará a levada, que nesta secção é chamada de Levada do Furado. Após os primeiros 20 minutos dá já para aferir das suas capacidades, pois se começar a sentir dificuldades o melhor é mesmo voltar para trás.

Agora está dentro da Laurissilva, podendo apreciar as várias espécies que a compõem em termos de fauna e flora. Numerosos endemismos ao nível dos estratos arbustivos e herbáceas podem ser observados ao longo deste percurso. Em termos de fauna destaque-se a grande variedade de invertebrados – moluscos e insectos – endémicos da ilha. Saliente-se da avifauna, o Pombo Trocaz, ave emblemática da Laurissilva.

No que concerne á caminhada , convém referir que a partir de determinada altura é necessário atravessar vários ribeiros, sendo mais fácil de os transpor por dentro destes, isto é, abandonando a levada por alguns metros. Esta é a razão principal pela qual é mais seguro efectuar este percurso – Ribeiro Frio Portela – num grupo organizado acompanhado de um guia.

Em dias sem nebulosidade, é possível ver o maciço central, com destaque para os três picos mais altos da ilha – Areeiro, Torres e Ruivo. Mais á frente, para fazer passar a levada, outrora foi necessário cortar a rocha basáltica, trabalho louvável efectuado com recurso à força braçal. Certamente maravilhas dignas de registo fotográfico.

Chegados á casa da água – designação dada á torre que encontramos ao Km8 – é tempo de descer até aos Lamaceiros, seguindo a pequena Levada da Portela e deixando a levada principal para trás. Acrescente-se que esta última segue em frente em direcção ao Santo da Serra e Camacha, adoptando a partir daqui o nome de Levada da Serra do Faial.

Já nos Lamaceiros, impõe-se uns minutos de repouso, podendo aproveitar para observar as lindas flores que por aí abundam num jardim da responsabilidade dos florestais. Depois, desça seguindo sempre a estrada, onde pode observar a antiga levada construída em pedra. Após umas centenas de metros encontrará um miradouro onde pode observar o Porto da Cruz, Penha d’ Águia e o Faial. Daqui e até á Portela siga as placas indicativas, tendo em atenção que na última descida deve dobrar os cuidados, pois as muitas raízes existentes que cruzam o solo podem causar quedas.

Chegados á Portela pode visitar o pequeno mercado de flores ou escolher entre os vários restaurantes e comer algo ou tomar uma bebida.

Post/share the article on your favorite social media channel and comment there: